Procure no Catec

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Sistemas CAD, CAE e CAM.



  Os termos CAD, CAE e CAM já são comuns na indústria moderna. Eles estão relacionados com a utilização do computador nas diferentes fases de desenvolvimento de um produto, que envolvem o seu desenho (CAD), a simulação computacional de seu comportamento físico (CAE) e o planejamento e controle de sua produção (CAM). 


  O acrônimo CAD (Computer Aided Design - Projeto Assistido por Computador) utilizado pela primeira vez no inicio dos anos 60 pelo pesquisador do Massachussetes Institute of technology (M.I.T) Ivan Sutherland. O termo CAD pode ser definido como sendo: o processo de projeto que se utiliza de técnicas gráficas computadorizadas, através da utilização de programas (software) de apoio, auxiliando na resolução dos problemas associados ao projeto.

  Por sua vez, a sigla CAM (Computer Aided Manufacturing - Fabricação Assistida por Computador) refere-se a todo e qualquer processo de fabricação controlado por computador. Sua origem remonta-se ao desenvolvimento das máquinas controladas numericamente (C.N.) no final dos anos 40 e inicio dos 50. Quando estas máquinas começaram a ser controladas por computador, no fim dos anos 50 inicio dos 60, surgiu o termo C.N.C. Atualmente a sigla (CNC) engloba diversos processos auto-máticos de fabricação, tais como; fresamento, torneamento, oxicorte, corte a Laser, entre outros. Assim sendo, o termo CAM é empregado para todas estas disciplinas e para qualquer outra que possa surgir.

  É crescente o número de empresas que vêm desenvolvendo os seus produtos com a utilização de modernas ferramentas de análise, como os recursos de "CAE - Computer Aided Engineering"- Engenharia AUXILIADA por Computador, aplicando o Método dos Elementos Finitos (MEF) na Solução de Problemas Estruturais, e em outras aplicações mecânicas. Tais recursos têm se tornado fatores essenciais à obtenção de produtos com alta qualidade e desempenho. Em vez de se desenvolver o produto por tentativas e erros, com aumento dos custos de produção, procura-se obter significativos ganhos com o uso da Engenharia Preditiva, ou seja, o comportamento dos componentes é simulado no computador, em que são previstas as falhas e as conseqüentes correções dos problemas por intermédio das técnicas de simulação.

  A tecnologia CAD/CAM corresponde à integração das técnicas CAD e CAM num sistema único e completo. Isto significa, por exemplo, que pode-se projetar um componente qualquer na tela do computador e transmitir a informação por meio de interfaces de comunicação entre o computador e um sistema de fabricação, onde dito componente pode ser produzido automaticamente numa máquina CNC.

  Podemos dizer que atualmente este conceito de sistema integrado de projeto e fa-bricação assistido por computador corresponde à idéia de CIM (Computer Integra-ted Manufacturing - Fabricação Integrada por Computador), cuja base teve inicio na década passada com o propósito de aumentar a produtividade industrial. Por outro lado, deve-se ressaltar que a chave do processo produtivo reside na integração global através de uma Base de Dados que seja comum ao projeto e a fabricação.

  Sistemas CAD/CAM caracterizam-se por centralizar a execução de diversas atividades relacionadas ao processo produtivo, compreendo desde o projeto mecânico (CAD) e análise estrutural (MEF), passando pela escolha adequada das máquinas e processos de manufatura e a conseqüente geração automática das trajetórias das máquinas CNC. Para tanto torna-se cada vez mais importante o domínio das técnicas computacionais e gerências envolvidas neste tipo de processo integrado de fabricação. Assim como, o treinamento dos profissionais envolvidos na área.

  Como visto anteriormente, na atualidade, o êxito de um novo produto depende, não somente, da sua qualidade e funcionalidade, como também da rapidez com que é introduzido no mercado, neste aspecto a denominada Prototipagem Rápida, vem ganhado um espaço considerável na solução destes problemas. A adoção da tecnologia de Prototipagem Rápida permite, entre outros, o desenvolvimento de peças ou protótipos, pequenas séries, modelos ou moldes em tempos curtos e a custos razoáveis.

  A Prototipagem Rápida compreende um conjunto de tecnologias que permitem a produção rápida de uma peça tridimensional numa máquina especial. Basicamente, o concepção deste tipo de processo baseia-se na aplicação dos princípios da tecnologia CAD/CAM, onde um modelo sólido é desenvolvido e transferido eletronicamente desde a base de dados de um CAD para uma máquina de prototipagem ou diretamente desde um sistema de fabricação assistido por computador (CAM),. O modelo CAD poderá igualmente ser utilizado para visualizar o comportamento do modelo, num programa como os de modelagem por elementos finitos (FEM).

  A hora de comprar um software CAD/CAM é preciso que a empresa contratante leve em consideração alguns itens essenciais para uma compra satisfatória.

  A seleção de um sistema CAD/CAM é um passo importante para qualquer projeto de fabricação em qualquer organização industrial. Combinando ferramentas de desenho industrial e outras técnicas, o software CAD/CAM é uma forma de sistema de controle de manufatura auxiliada por computador, uma forma de automação industrial que se tornou um grande diferencial no cenário industrial.

  Nesse sentido, há muitas ramificações em todo o processo de produção, desde o início da fase de conceito do produto até o final do processo de fabricação. Para a maioria das empresas, a tecnologia CAD/CAM facilita a decisão de compra de software e se torna um evento único, em que provavelmente, a escolha do fornecedor do sistema é um fator a ser estudado e analisado em detalhes.

  Como grande parte das empresas não conta com ampla experiência limitada na compra de um sistema CAD/ CAM, a empresa de consultoria selecionada precisa ser confiável, pois a adoção de um sistema CAD/CAM pode ser um fator decisivo, e que o sistema atua como um importante aliado no processo de fabricação das indústrias e companhias.

  Saber como escolher um sistema CAD/CAM precisa levar em conta cinco critérios principais. Estes critérios estão listados em ordem de importância. Um número considerável de companhias coloca uma grande ênfase no custo inicial, que se sobrepõe a lista de características e benefícios. Nesta recomendação, a facilidade de uso é colocado em primeiro lugar:
- Facilidade de uso – produtividade
- Vendedor - estabilidade e longevidade
- Características - funcionalidade
- Custo - o custo total do sistema
- manutenção – atualização, suporte e custos de treinamento

Facilidade de utilização:

Em termos práticos, a facilidade de utilização do sistema oferecerá um retorno sobre o investimento mais significativo. É aconselhável pedir ao vendedor para realizar a demonstração do sistema e manufatura pretendida pela empresa contratante dos serviços. Dessa forma, é muito mais fácil comparar sistemas em uma peça que os funcionários já estão familiarizados com o novo sistema a ser implantado. Algumas empresas realizam um benchmark entre vários sistemas, para avaliar a medida de produtividade. Isso é fator problemático, uma vez que estes tipos de benchmarks competitivos são facilmente influenciados pelas habilidades individuais do CAD/CAM.

Estabilidade comercial da empresa contratada:

Antes de fechar a contratação do sistema CAD/CAM, cabe certificar-se de que a empresa escolhida tem uma base financeira estável, e tem experiência no ramo industrial há pelo menos 10 anos. Uma das piores coisas que podem acontecer a um cliente que pretende utilizar o CAD / CAM é perder o suporte técnico para o seu software no meio do caminho, de uma hora para outra. Isso deixa os clientes inseguros e, eventualmente, o software passará a ser obsoleto caso não receba mais atualizações.

Características e funcionalidades:

Muitos clientes potenciais do software CAD / CAM calculam o valor do seu software com base em uma longa lista de recursos, e tentam comparar com outros sistemas. Contudo, a terminologia usada para descrever certas funções varia de sistema para sistema. O fornecedor do sistema pode, intencionalmente ou não, omitir esse ponto, afirmando que as características e funcionalidades são semelhantes. No entanto, se os requisitos de trabalho são altamente especializados ou exclusivos para uma determinada indústria, faz-se necessário o exame cuidadoso e criterioso sobre a funcionalidade específica para garantir que o software selecionado realmente atenderá as necessidades de trabalho nas plantas industriais.

Custo:

Este é um dos critérios mais fáceis de avaliar, embora pareça o mais complicado. A maioria dos softwares CAD/CAM é comercializada em uma base modular e nenhuma empresa deve comprar mais módulos CAD/CAM do que o necessário. Contudo, o contrato de prestação de compra deve conter uma cláusula que permita a inclusão posterior de outros módulos caso a empresa sinta necessidade. Atualmente, os preços desse tipo de software estão estáveis e não há muita variação de valores de um fornecedor para outro. Uma nota adicional: geralmente não é aconselhável comprar o software que foi licenciado para outra empresa, sem expressa autorização por escrito do fornecedor do software. Muitos contratos de aquisição de software proíbem a transferência de uma licença especial de uma empresa para outra, a menos que o software tenha sido transferido como resultado de uma aquisição ou fusão da empresa.

A manutenção, atualização/ suporte e treinamento:

O software CAD/CAM Software é geralmente mais caro do que outro tipo de software e, por esse motivo, a manutenção ou atualização de dados também acaba sendo mais dispendiosos ao fazer a comparação com outros tipos de sistemas. A maioria dos softwares CAD/CAM precisa passar por uma atualização a cada 12-18 meses. Um treinamento deve ser oferecido pela empresa contratado logo na implantação do sistema na empresa contratante. E sempre que for necessária, a contratante pode solicitar novos treinamentos, especialmente a cada atualização do software.

Um comentário:

  1. Toto to perform in Japan next year - 사다리 사이트 꽁 머니 카지노사이트 카지노사이트 188bet 188bet 973The best football tipster twitter. @The_Horse_tipster. Follow our tips

    ResponderExcluir

CATEC - Catálogos Técnicos Catálogos de Chapas, Tubos, Grades de Piso, Mancais, Rolamentos, Motores, Bombas, Correntes, diversos Softwares eficientes, todos disponíveis para download localizados nos botões no topo do blog. Agradecemos a colaboração! www.catec1.blogspot.com